


2023 marca o centenário do formato que fez o filme sair dos cinemas e chegar aos clubes, cineclubes, bibliotecas, universidades, empresas, instalações militares, escolas, ambientes domésticos e até barracões improvisados.
O 16mm literalmente fez o "cinema sair dos cinemas" e tornou-se, pelos custos e dimensões, o formato ideal para produção de filmes caseiros ou exibição dos grandes filmes em espaços alternativos, produção de curtas, documentários e durante muito tempo foi o formato padrão da televisão.
Foi também adotado por grandes realizadores como John Cassavetes, Eduardo Coltinho, Goddard , Spielberg, Fernando Meirelles e Spike Lee, apenas para citar alguns, e ainda hoje, 100 anos depois, mantém-se como meio alternativo para captação de imagens.
A Cine 16, que carrega no nome um tributo ao formato, propõe uma homenagem a essa película revolucionária com uma série de atividades e muita informação histórica que você poderá acompanhar no site exclusivo para marcar a efeméride: 16mm100anos.com
VIVA O FILME! VIVA O 16MM!